Político enfrentava câncer em estágio avançado e morreu aos 89 anos, após trajetória marcada por resistência e humildade
José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, morreu hoje, terça-feira dia (13), aos 89 anos. A informação foi confirmada pelo atual Presidente Uruguaio, Yamandú Orsi, apontado como um dos principais nomes da continuidade política de Mujica.
Em abril de 2024, ele anunciou que estava com um tumor no esôfago, já em estágio avançado. Ainda em janeiro, relatou que o câncer havia se espalhado. Na segunda-feira (12), sua esposa, Lucía Topolansky, ex-Vice-Presidente do país, afirmou que Mujica estava em estado terminal, sob cuidados paliativos.
José Alberto Mujica Cordano nasceu em 20 de maio de 1935, em Montevidéu. Na década de 1960, integrou o Movimento de Libertação Nacional Tupamaros.
- DivinaExpo 2025: Prefeitura define logística de embarque para garantir fluidez no trânsito
- Homem fica ferido em colisão entre carro e moto em Divinópolis
- Prefeitura de Carmo do Cajuru anuncia seleção para contratação temporária
- Gleide Andrade está entre os homenageados com a Medalha Candidés deste ano
- Deputada Lohanna será homenageada com Medalha Candidés na Câmara Municipal de Divinópolis
Durante a militância, foi baleado em confrontos com forças policiais e preso em diferentes ocasiões. Em 1972, foi recapturado e permaneceu preso até 1985, quando foi libertado por meio de um decreto de anistia.
Após o fim da ditadura, entrou para a política institucional. Participou da fundação do Movimento de Participação Popular (MPP), vinculado à Frente Ampla, e foi eleito Deputado em 1994. Em 1999, chegou ao Senado. Com a eleição de Tabaré Vázquez em 2005, foi nomeado Ministro da Agricultura.
Mujica foi eleito presidente em 2010 e exerceu o cargo até 2015. Durante seu mandato, adotou um estilo pessoal de vida simples e morava em uma propriedade rural nos arredores de Montevidéu. Dirigia seu próprio carro até a sede do governo e recusava privilégios do cargo.
Após deixar a Presidência, retornou ao Senado, onde atuou até 2020, quando renunciou por razões de saúde, durante a pandemia de Covid-19. Nos últimos anos, ou a se dedicar a atividades privadas, como o cultivo de uma horta. Ele também ficou conhecido por doar parte significativa de seu salário a iniciativas sociais.