Copasa oferece até 50% de desconto na conta para famílias de baixa renda

Minas Gerais
Por -22/05/2025, às 14H46maio 22nd, 2025
Tarifa social copasa
(Foto: Divulgação)

Mais de 770 mil clientes já são beneficiados; 103 mil precisam atualizar o cadastro até 30 de junho

Mais de 770 mil famílias mineiras já contam com desconto de até 50% na conta de água e esgoto, por meio da tarifa social da Copasa. A iniciativa atende moradores de 637 municípios onde a companhia atua, e tem como meta ampliar o número de beneficiários para 1,5 milhão de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O benefício está voltado a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e que residam em imóvel exclusivamente residencial. Com o programa, a Copasa busca promover o o à água potável e saneamento básico, alinhando-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 6 da ONU.

Risco de perder desconto na conta da Copasa

Por outro lado, mais de 103 mil clientes correm o risco de perder o benefício se não atualizarem seus dados no CadÚnico até 30 de junho. Somente em Belo Horizonte, quase 11 mil famílias estão com o cadastro desatualizado. Na região metropolitana, o número ultraa 30 mil.

Para continuar recebendo o desconto, o consumidor deve seguir alguns os simples. O primeiro é procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo para atualizar ou fazer a inscrição no CadÚnico. Depois, deve apresentar à Copasa o comprovante de cadastramento, o F e a conta atual do imóvel. Com esses documentos, é possível solicitar o benefício pelos canais de atendimento da empresa.

Canais para adesão ou atualização do cadastro:

  • WhatsApp: (31) 99770-7000 (atendimento das 8h às 18h)
  • Site: www.copasa.com.br
  • Webchat no portal oficial

Agência Móvel nos bairros

A Copasa também intensificou a divulgação com envio de SMS, alertas nas faturas, campanhas de rádio e material informativo via mala-direta. As ações incluem parcerias com prefeituras e mobilização das equipes de Desenvolvimento Social. Isso, conforme a Copasa, para capacitar funcionários dos CRAS e identificar famílias aptas a receber o benefício.

Durante os plantões sociais com a Agência Móvel, os moradores podem solicitar não só a inclusão na tarifa social, mas também serviços como atualização cadastral, segunda via da conta, mudança de titularidade e renegociação de débitos.

Vale lembrar que o desconto ocorre de forma proporcional ao consumo da família, com limite de até 20 mil litros por mês (20 m³), conforme a Resolução Normativa nº 150 da Arsae-MG.

Portanto, quem já é beneficiado deve ficar atento à data limite para não perder o desconto. E quem ainda não aderiu, mas se enquadra nos critérios, pode garantir uma economia significativa nas contas mensais.