Na 19ª edição do evento, população, escolas e autoridades marcham unidas pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes
Divinópolis, na Região Centro-Oeste de Minas, se uniu mais uma vez em torno de uma causa urgente e necessária: o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A cidade realizou, nesta segunda-feira (19/5), a 19ª edição da Caminhada Todos Contra a Pedofilia, evento que já se consolidou no calendário municipal e, neste ano, trouxe como tema central a coragem.
Milhares de pessoas lotaram a Praça da Catedral. Escolas, autoridades, representantes de órgãos públicos e da sociedade civil marcharam em defesa da infância e da adolescência.
Idealizado pelo promotor Carlos José e Silva Fortes, o Casé, o evento busca promover a conscientização e estimular denúncias contra crimes de abuso e exploração sexual.
“Acho que este ano superamos os anteriores, e isso demonstra que, cada vez mais, as pessoas estão conscientes da necessidade de prevenir, proteger e denunciar”, afirmou Casé.
Para ele, a coragem não é ausência de medo, mas sim a superação em nome do que é certo. Ele alertou que a prioridade absoluta garantida pela Constituição precisa sair do papel e se concretizar na prática.
“Coragem é superação de dificuldades. Quem não tem medo, não tem coragem. Você vai superar pra proteger as crianças, que são nosso objetivo. Está muito bonito lá no artigo da Constituição: prioridade absoluta. Mas isso tem que existir de fato”, completou.
Durante o ato, o promotor também defendeu o papel ativo das famílias na proteção das crianças, inclusive no monitoramento do uso de celulares.
“Você pegar um adolescente e dizer ‘dá seu celular que eu vou olhar’ não é invasão de privacidade. É cuidado. É ato de amor”, orientou.
Caminha Todos Contra a Pedofilia: União de forças
O delegado regional da Polícia Civil, Flávio Tadeu Destro, destacou o crescimento do movimento e a união de forças no combate à pedofilia:
” Mais uma vez, o movimento Todos Contra a Pedofilia reúne grande público. É um movimento que cresce a cada ano, dada a sua importância. Vemos os órgãos de segurança, o Ministério Público, o Judiciário, a Prefeitura, a Câmara de Vereadores, a sociedade civil, empresas… É um agrupamento para juntos combatermos esse mal”, afirmou.
Um ponto crucial do enfrentamento, conforme a deputada estadual Lohanna França (PV), é escutar as vítimas. Ela citou que, com frequência, o agressor é alguém de confiança.
“Infelizmente, o Brasil ainda figura entre os países com mais casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Com frequência, o agressor é alguém de confiança, muitas vezes de dentro da casa. Escutar as crianças, observar os sinais e levá-los a sério é fundamental”, destacou.
O evento também resgatou memórias afetivas, bem como reforçou a importância da formação cidadã desde cedo. O vereador Vitor Costa (PT) destacou a união para debater um tema tão sensível:
“Fui aluno da rede municipal e lembro, enquanto criança, de participar da construção dessa caminhada. Reunir escola, autoridades e debater esse tema sensível mostra que precisamos avançar ainda mais. Quando juntamos Saúde, Educação, Esporte, conselhos municipais, Legislativo e Executivo para debater violência contra crianças e adolescentes, conseguimos avançar.”, lembrou.
- Imposto de Renda de pessoa falecida exige atenção e prazos
- Enem 2025 tem datas definidas; veja regras e novidades do exame
- Em noite de homenagens e reconhecimento, FIEMG celebra o Dia da Indústria 2025
- 15º Arraial da Dona Geralda promete diversão e apoio à Casa Paroquial
- Divinópolis recebe Ecocidades: atitude, tecnologia e soluções para um futuro sustentável
Conselho Tutelar
O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (Novo), ressaltou o compromisso da gestão em fortalecer os mecanismos de proteção, por exemplo, com a criação de mais um Conselho Tutelar:
“Sabemos que existem pedófilos em todo o Brasil. Por isso, o trabalho do promotor Casé merece todo o reconhecimento. Quando assumimos, havia apenas um Conselho Tutelar. Ampliamos para dois. E vamos continuar investindo em políticas públicas”, afirmou o prefeito.